Hoje na Economia – 28/05/2024

Hoje na Economia – 28/05/2024

Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgadas as expectativas de inflação coletadas pelo ECB na Zona do Euro e membros de bancos centrais desenvolvidos discursaram. As expectativas de inflação para os próximos 12 meses recuaram de 3,0% para 2,9%, enquanto a inflação esperada para 3 anos à frente também caiu 10 pb, para 2,4%. Kashkari, do Fed, discursou no overnight e manteve o tom hawkish ao reforçar que não vê pressa para iniciar o processo de flexibilização monetária antes de ganhar mais confiança na convergência da inflação à meta.

Hoje a agenda conta com a divulgação de dados nos EUA. Serão divulgados os preços de casas em março, o índice de confiança do consumidor do Conference Board de maio e o índice de atividade do Fed de Dallas. Mester, Bowman, Kashkari, Cook e Daly, do Fed, têm discursos agendados.

Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA-15 de maio, que veio abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado. O IPCA-15 registrou variação de 0,44% M/M, ante expectativa mediana de 0,47% M/M e da SulAmérica de 0,49% M/M. A surpresa baixista no headline foi explicada em maior parte pelos preços livres, puxados para baixo por alimentação no domicílio, enquanto os preços administrados vieram levemente acima do esperado em razão da alta mais intensa da gasolina. Em termos da composição qualitativa, a abertura do dado veio mais benigna do que o esperado na parte de serviços subjacentes, enquanto os bens industriais surpreenderam para cima.

Topo