Hoje na Economia – 26/06/2024

Hoje na Economia – 26/06/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, o índice de confiança do consumidor do Conference Board referente a junho veio em linha com o esperado pelos analistas (100,4 vs. 100,0), mas recuou marginalmente em relação ao dado observado no mês anterior (101,3). A sondagem industrial do Fed de Richmond caiu de 0 para -10 em junho, ante -3 esperado.

Na Alemanha, o índice GFK de confiança do consumidor referente a julho permaneceu em terreno negativo e caiu de -21 para -21,8, abaixo do esperado pelo mercado (-19,5).

Para hoje, a agenda global não possui maiores destaques. Nos EUA, serão divulgados os preços de novas casas em maio, que devem ter caído 0,2% M/M.

Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgado o IPCA-15 de junho, que registrou variação de 0,39% M/M, abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,42% M/M) e da expectativa mediana do mercado (0,44% M/M). A principal contribuição para a surpresa baixista do headline veio do item passagem aérea, que caiu 9,9% na leitura prévia deste mês. Em termos da composição qualitativa, os serviços subjacentes avançaram 0,40% M/M, levemente acima do esperado, enquanto os bens industriais também surpreenderam para cima, refletindo a alta em higiene pessoal e automóvel novo.

As notas de operações de crédito referentes a maio, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram expansão de 0,7% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 9,2%. As concessões nominais, na mesma linha, tiveram alta de 1,0% na série com ajuste sazonal, puxadas pelas operações realizadas com pessoas físicas.

Ainda hoje os mercados locais seguem em compasso de espera pela divulgação do novo decreto da meta de inflação contínua, que deve sair após a reunião do Conselho Monetário Nacional agendada.

Topo