Hoje na Economia – 10/04/2024
Cenário Internacional
O destaque da agenda internacional de dados, hoje, foi a divulgação do índice de inflação ao consumidor nos EUA. O CPI (Consumer Price Index) avançou 0,4% M/M em março, em linha com a estimativa da SulAmérica Investimentos e acima do esperado pelo consenso de mercado, acelerando para 3,5% na comparação interanual. O núcleo também veio acima do esperado pelos analistas (0,4% M/M vs. 0,3% M/M), permanecendo em 3,8% A/A. No todo, o número mostrou composição qualitativa mais negativa do que o esperado, com os núcleos de serviços avançando em ritmo mais intenso.
Ainda hoje saem a ata da última reunião do FOMC e o resultado fiscal mensal de março, nos EUA. Goolsbee, do Fed, deve discursar.
Cenário Brasil
No âmbito local, foi divulgado nesta manhã o IPCA de março. A inflação ao consumidor registrou variação de 0,16% M/M, acima do esperado pela SulAmérica (0,27% M/M) e pela projeção mediana do mercado (0,25% M/M). No acumulado em 12 meses, a inflação desacelerou para 3,93%. A surpresa baixista no dado de março foi explicada, em maior parte, por alimentação no domicílio e transportes (gasolina e conserto de automóvel). Em termos da composição qualitativa, a média dos núcleos variou 0,20% M/M, levemente abaixo da nossa expectativa (0,24% M/M) e foi puxada pelos bens industriais, que seguiram em deflação. Os serviços subjacentes também vieram abaixo do esperado (0,45% M/M vs. 0,50% M/M).