Hoje na Economia – 22/05/2024

Hoje na Economia – 22/05/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de inflação ao consumidor mais altos do que o esperado no Reino Unido, sugerindo um processo de desinflação mais lento. A inflação ao consumidor avançou 0,3% M/M em abril, ante 0,6% M/M no mês anterior, excedendo a projeção consensual do mercado de 0,1% M/M. Na comparação interanual, a inflação caiu de 3,2% para 2,3%. O núcleo também veio acima do esperado (3,9% A/A vs. 3,6% A/A), em especial na parte de serviços (5,9% A/A vs. 5,4% A/A).

Para hoje, a agenda global de dados será pouco movimentada, tendo como principais destaques as divulgações das vendas de casas existentes em abril nos EUA e da ata relativa à última reunião do FOMC. Os discursos de membros do Fed seguem sinalizando cautela e manutenção de juros em patamar elevado por mais tempo. Waller reforçou a necessidade de observar dados benignos de inflação nem 3 a 5 meses antes de iniciar o ciclo de normalização monetária, ainda que reconheça vetores de desaceleração da atividade. Em seu cenário base, Waller incorpora cortes apenas no 4º trimestre, mas não descarta a possibilidade de uma antecipação caso a melhora no cenário se concretize.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a arrecadação federal somou R$ 228,873 bilhões em abril, em linha com a estimativa mediana do mercado de R$ 228,955 bilhões e condizente com alta interanual de 8,3% em termos reais.

Hoje a agenda deverá ter como destaque a divulgação do 2° Relatório Bimestral de Receitas e Despesas Primárias.

Topo