Hoje na Economia – 12/06/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados os dados de inflação referentes a maio na China. A inflação ao consumidor variou 0,3% A/A, marginalmente abaixo da expectativa consensual dos analistas (0,4% A/A), enquanto a inflação ao produtor permaneceu em campo deflacionário e veio em -1,4% A/A, ante -1,5% A/A esperado.
Hoje a agenda internacional tem como destaques a divulgação do dado de inflação ao consumidor de maio nos EUA e a reunião do FOMC. O CPI norte americano variou 0,0% M/M em maio, surpreendendo para baixo a projeção mediana do mercado de 0,1% e desacelerando para 3,3% em termos anualizados. O núcleo que exclui os preços de alimentos e energia também teve variação inferior à esperada pelos analistas (0,2% M/M vs. 0,3% M/M) e mostrou boa composição qualitativa, em especial na parte de serviços. Para o FOMC, a expectativa é de que o comitê mantenha o intervalo da taxa básica de juros estável nesta reunião, mas o foco principal a ser monitorado pelos mercados deve ser em eventuais revisões no Gráfico de Pontos (Dot Plot) para a trajetória da política monetária à frente.
Cenário Brasil
No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do volume de serviços de abril, que registrou variação mensal superior à esperada pelo mercado (0,5% vs. 0,2%), avançando 5,6% na comparação interanual. No dado de abril, destacaram-se positivamente os serviços de transportes, que subiram 1,7% M/M, e os outros serviços, que tiveram alta de 5,0% M/M, enquanto os serviços prestados às famílias mostraram contração de 1,8% na margem.