Hoje na Economia – 19/06/2024

Hoje na Economia – 19/06/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, houve surpresa altista na divulgação da produção industrial de maio, que foi divulgada ontem e mostrou expansão de 0,9% M/M, excedendo a projeção mediana dos analistas de mercado de 0,3% M/M. Os discursos de membros do Fed ontem, no todo, seguiram com tom de cautela quanto ao início do ciclo de afrouxamento monetário, que ainda demanda maior ganho de confiança na convergência da inflação à meta pelos dados correntes.

No Reino Unido, os dados de inflação ao consumidor referentes a maio mostraram variação de 0,3% M/M, abaixo do esperado pelo mercado (0,4% M/M) e consistente com alta interanual de 2,0%. O núcleo veio em linha com o esperado e caiu de 3,9% para 3,5% em termos anualizados, mas o núcleo de serviços surpreendeu para cima (5,7% A/A vs. 5,5% A/A).

Para hoje a agenda internacional não possui maiores destaques. Nos EUA, será divulgado o índice NAHB de confiança dos construtores de junho.

Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje será a reunião do COPOM. A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com o amplo consenso de mercado, é de que o comitê decida unanimemente pela manutenção da meta para a taxa Selic em 10,50% a.a. em razão da continuidade do processo de desancoragem das expectativas de inflação e do movimento recente de depreciação cambial, que refletiu a deterioração da percepção acerca da política fiscal doméstica.

Topo