Hoje na Economia – 04/07/2024
Cenário Internacional
Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem vieram mais fracos do que o esperado pelo mercado. O ISM de Serviços caiu de 53,8 para 48,8 em junho, patamar inferior ao esperado pela mediana dos analistas (52,7). A surpresa baixista foi concentrada nos componentes ligados à atividade: as novas encomendas recuaram de 54,1 para 47,3, ante 53,6 esperado, enquanto o componente de emprego desacelerou 1,0 ponto, para 46,1 (vs. 49,5). As encomendas à indústria tiveram queda de 0,5% M/M em maio, frustrando a expectativa de alta de 0,2% na margem. A ata referente à última reunião do FOMC, também divulgada ontem, manteve o tom de cautela por parte de membros do comitê quanto ao início do ciclo de flexibilização monetária, ainda que haja reconhecimento de sinais de desaceleração da atividade econômica.
Nesta madrugada, houve a divulgação das encomendas à indústria na Alemanha, que recuaram 1,6% M/M em maio e levando a queda acumulada em 12 meses para 8,6%. A expectativa mediana dos analistas era de alta de 0,5% na margem.
Para hoje, o restante da agenda internacional será pouco movimentado em razão do feriado nos EUA.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de hoje contempla a divulgação dos dados de produção de veículos da Anfavea referentes a junho e da balança comercial de junho, que deve mostrar saldo inferior ao observado no mês anterior.