Hoje na Economia – 13/09/2024
Cenário Internacional
Na Zona do Euro, nesta madrugada foi divulgada a produção industrial de julho, que veio em linha com o esperado. A indústria europeia registrou contração de 0,3% M/M, que é consistente com queda interanual de 2,2%.
Nos EUA, os preços de importação variaram -0,3% M/M em agosto, ante -0,2% M/M esperado pelo mercado e 0,1% M/M no mês anterior. Ainda hoje, a agenda contempla a divulgação da leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a setembro, que deve mostrar estabilidade das expectativas de inflação.
Na China, será divulgada no overnight a bateria de dados de atividade referentes ao mês de agosto. A expectativa consensual dos analistas é de que a produção industrial deve ter crescido 4,7% A/A, ritmo inferior ao observado no dado anterior (5,1% M/M), enquanto as vendas no varejo devem ter subido 2,5% A/A, ritmo também mais fraco do que o observado em julho (2,7% A/A).
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados para hoje será pouco movimentada. Destacadamente, foi divulgado o IBC-Br de julho, que mostrou variação de -0,4% M/M, levemente superior à esperada pela mediana do mercado (-0,7% M/M). Na comparação interanual, o índice de atividade do Banco Central acumulou alta de 5,3%.