Hoje na Economia – 09/10/2024

Hoje na Economia – 09/10/2024

Cenário Internacional

Na Alemanha, o saldo da balança comercial foi superavitário em 22,5 bilhões de euros no mês de agosto, excedendo a expectativa consensual dos analistas (18,5 bilhões) e o dado de julho (16,9 bilhões). A surpresa foi explicada por um avanço mais intenso das exportações, que cresceram 1,3% na margem, enquanto as importações recuaram -3,4%.

Hoje a agenda global de dados não será movimentada, e contempla a divulgação dos estoques no atacado de agosto nos EUA e da ata referente à última reunião do FOMC. Bostic, Logan e Goolsbee, do Fed, têm discursos agendados.  

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de setembro, que registrou variação de 0,44% M/M, ligeiramente abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos e pela mediana do mercado (0,46% M/M). Na comparação interanual, o IPCA acumulou alta de 4,42%. O dado de setembro teve maior contribuição dos preços administrados, que aceleraram 1,01% M/M na esteira da energia elétrica, enquanto os preços livres variaram 0,24% M/M, pressionados pela alta de 0,56% M/M em alimentação no domicílio. Em termos qualitativos, o dado de setembro teve composição benigna conforme esperado, com os serviços subjacentes tendo permanecido virtualmente estáveis em setembro. 

Topo