Hoje na Economia – 20/03/2025
Cenário Internacional
Ontem, o FED manteve a taxa de juros em 4,50% na reunião de março, em linha com as expectativas de mercado. As projeções do PIB foram revisadas, passando de 2,1% para 1,7% em 2025, e se mantendo abaixo dos 2,0% nos próximos anos. A revisão reforça as expectativas de desaceleração da atividade econômica no primeiro ano do governo Trump diante das políticas econômicas em execução.
A China manteve os juros de 1 e 5 anos em 3,1% e 3,6%, respectivamente, em linha com o esperado. Na Alemanha, o PPI de fevereiro ficou em -0,2% M/Me 0,7% A/A, ante estimativa de 0,2% M/M e 1,0% A/A. No Reino Unido, a taxa de desemprego permaneceu estável em 4,4%, enquanto os salários cresceram 5,8% A/A, conforme o esperado. Ainda hoje, o Banco da Inglaterra manteve a taxa de juros em 4,5%.
Na agenda de hoje, serão divulgados os dados semanais de seguro-desemprego e, às 11h, as vendas de casas existentes de fevereiro.
Cenário Brasil
Ontem, o Copom elevou ontem a taxa Selic em 100 bps para 14,25%, conforme amplamente esperado pelo mercado. O Comitê acrescentou que “antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”.
No noticiário político, os jornais continuam destacando a reforma do Imposto de Renda. A expectativa é que a equipe técnica da Fazenda intensifique, nas próximas semanas, o diálogo com parlamentares para esclarecer dúvidas e reforçar os argumentos em favor da proposta. Por outro lado, a imprensa ressalta que o projeto já enfrenta resistência da oposição, que promete sugerir alterações na tributação dos mais ricos.
Além disso, o senador Angelo Coronel protocolou a versão final de seu parecer sobre o PLOA de 2025 na Comissão Mista de Orçamento. O texto deve ser analisado ainda hoje pelo colegiado e, em seguida, encaminhado ao plenário. Também está convocada, às 15h, uma sessão conjunta do Congresso com o Orçamento na pauta.