Hoje na Economia – 07/04/2021
As principais bolsas de ações internacionais operam entre margens estreitas nesta manhã, sem definir tendência, mantendo-se nos patamares elevados atingidos nos últimos dias. Investidores esperam conhecer os detalhes da última reunião de política monetária do Fed, através da ata do encontro, que será divulgada às 15hs de Brasília.
Os juros dos Treasuries operam em baixa, nesta manhã. O rendimento pago pelo título de 10 anos recua dois pontos base para 1,64% ao ano. O índice DXY do dólar, que mede o valor da moeda americana diante de uma cesta de seis moedas fortes, permanece estável no nível de 92,32 pontos, interrompendo quatro dias de quedas consecutivas. Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em modesta alta. O índice futuro do Dow Jones sobe 0,08%, no momento; S&P 500 avança modestos 0,07%; Nasdaq não foge da tendência e sobe discretos 0,09%.
Na Europa, a IHS Markit divulgou sua pesquisa final sobre os índices de gerentes de compras (PMI) de março, que mostraram atividade econômica em expansão, refletindo os avanços – ainda que lentos – na vacinação contra o covid-19 na região. O PMI composto da zona do euro, englobando os setores de serviços e industrial, subiu de 48,8 em fevereiro para 53,2 em março, atingindo o maior patamar desde julho de 2020. O número final ficou acima da leitura prévia, bem como das projeções dos analistas. O euro valoriza 0,10% ante o dólar no momento, valendo US$ 1,1887. No mercado de ações, o índice pan-europeu STOXX600 opera em torno da estabilidade, sem direcional claro. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,80%; o CAC40 avança 0,28% em Paris; em Frankfurt, o DAX também opera em torno da estabilidade.
Na Ásia, as bolsas não mostraram direcional claro, operando entre altos e baixos. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific fechou o dia com queda discreta de 0,10%. Na China, o índice Xangai Composto apurou queda discreta de 0,10%. Hong Kong, que voltou a operar após um feriado prolongado, encerrou o pregão em baixa de 0,91%. No Japão, o índice Nikkei teve alta moderada de 0,12%; enquanto o sul-coreano Kospi subiu 0,33% em Seul. Em Taiwan, o índice Taiex registrou ganho de 0,45%. O dólar é negociado a 109,90 ienes ante 109,78 ienes de ontem à tarde.
Os preços de commodities operam em queda de 0,19%, nesta manhã, segundo o índice geral da Bloomberg. Destaque para a queda no petróleo, de 0,79%, cotado a US$ 58,86/barril para o contrato futuro do tipo WTI, com vencimento em maio.
No Brasil, a FGV divulga o IGP-DI de março, que deverá registrar alta de 2,57% no mês e 31,12% em doze meses, segundo a mediana das projeções do mercado. A agenda do dia traz também o leilão de 22 aeroportos, dando início ao plano de concessões e privatizações do governo. A Bovespa deve acompanhar o exterior, iniciando os negócios sem uma tendência clara. O real pode mostrar ligeira alta frente ao dólar, enquanto os juros futuros devem mostrar ligeiro recuo, em linha com a queda dos yields dos Treasuries, nesta manhã.