Hoje na Economia – 03/05/2024

Hoje na Economia – 03/05/2024

 Cenário Internacional

Hoje o destaque da agenda global foi a divulgação dos dados do payroll de abril, nos EUA, que vieram mais fracos do que o esperado pelo mercado. O payroll mostrou criação de 175 mil vagas de emprego no mês, abaixo da expectativa mediana dos analistas de 240 mil e do observado no dado de março (315 mil). A taxa de desemprego subiu ligeiramente, de 3,8% para 3,9%, e os ganhos salariais subiram em ritmo menos intenso do que o esperado (0,2% M/M vs. 0.3% M/M), levando a alta acumulada nos últimos 12 meses para 3,9%. Ainda hoje saem o ISM de Serviços referente a abril e a leitura final do PMI de Serviços. Goolsbee, do Fed, tem discurso agendado.

 Cenário Brasil

A produção industrial registrou expansão de 0,9% M/M em março, inferior à esperada pelo mercado (1,4% M/M) mas acima da observada no mês anterior (0,1% M/M). Na comparação interanual, a indústria contraiu 2,8%. A surpresa baixista se deu tanto na indústria extrativa, que subiu 0,2% na margem, quanto na indústria de transformação, que contribuiu com crescimento de 0,8%. Entre as principais categorias de uso, destacaram-se negativamente a produção de bens de capital (-2,8% M/M) e a de bens duráveis (-4,2% M/M).

As notas de operações de crédito referentes a março, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram expansão de 1,2% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 8,3%. As concessões nominais tiveram alta de 1,3% na série com ajuste sazonal.

Topo