Hoje na Economia – 04/12/2024

Hoje na Economia – 04/12/2024

Cenário Internacional

Na China, o PMI de serviços Caixin ficou abaixo do esperado e inferior ao mês anterior, reforçando sinais de desaceleração econômica. Na Zona do Euro, o PMI de serviços veio acima das expectativas, mas segue em queda em relação ao mês anterior e permanece na zona de contração, indicando dificuldades para a recuperação econômica da região.

Na Coreia do Sul, a instabilidade política atingiu um novo ápice ontem, com o país entrando e saindo de lei marcial em poucas horas. A crise deve culminar no impeachment do presidente. Para mitigar os impactos econômicos, autoridades financeiras irrigaram o sistema financeiro com liquidez emergencial. Na França, um voto de não confiança no parlamento deve resultar hoje na queda do primeiro-ministro Barnier, intensificando a incerteza política e pressionando negativamente o euro.

Nos Estados Unidos, destaque na agenda para o ISM de serviços, esperado com leve recuo em relação ao mês anterior, mas ainda na zona de expansão, o que contrasta positivamente com outras economias desenvolvidas. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participará de uma discussão moderada às 15h40, que será acompanhada com atenção pelo mercado.

Cenário Brasil

No Brasil, o PIB do terceiro trimestre foi divulgado acima das expectativas, impulsionado principalmente pelo consumo das famílias. Com isso, a projeção de crescimento do PIB para 2024 foi revisada para 3,4%. Para 2025, a projeção foi mantida em 2,1%, mas com viés altista. A atenção se volta agora para a tramitação do pacote fiscal no Congresso, com possibilidade de votação da urgência do PLP na Câmara nos próximos dias.

A produção industrial em outubro ficou ligeiramente abaixo das expectativas. Segundo o IBGE, houve queda de 0,2% em relação ao mês anterior, contra uma estimativa de -0,1%, refletindo uma leve fraqueza no setor.

Topo