Hoje na Economia – 05/04/2024
Cenário Internacional
O destaque da agenda de hoje foi a divulgação do payroll de março, nos EUA. Os dados do payroll mostraram criação de 303 mil vagas de emprego no mês, superando a expectativa consensual do mercado de 214 mil, ante 270 mil em fevereiro. A taxa de desemprego permaneceu estável em 3,8%, conforme esperado. Os ganhos salariais também vieram em linha com as expectativas, indicando avanço de 0,3% M/M na margem e 4,1% na comparação interanual.
Os mercados ainda devem acompanhar os discursos de membros do Fed agendados para hoje. Barkin, Logan e Bowman falam ao longo do dia.
Cenário Brasil
No âmbito local, o IGP-DI registrou deflação levemente inferior à esperada pelos analistas em março (-0,30% M/M vs. -0,36% M/M), ante -0,41% M/M no mês anterior, o que levou a variação acumulada nos últimos 12 meses a -4,0%. O dado de março seguiu sendo puxado pelos preços ao produtor, que recuaram -0,5% M/M refletindo a queda na cotação do minério de ferro. Os preços ao consumidor tiveram alta de 0,1% na margem, desacelerando em relação à alta de 0,55% em fevereiro, enquanto os custos do setor da construção civil subiram 0,28% M/M.
O resultado primário do setor público consolidado referente a fevereiro, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, mostrou déficit de R$ 48,7 bilhões, em linha com o esperado pelo mercado. A dívida bruta do governo geral em relação ao PIB subiu de 75,1% para 75,5%.