Hoje na Economia – 05/09/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade na Europa. As encomendas à indústria na Alemanha cresceram 2,9% M/M em julho, superando a projeção mediana do mercado de -1,7% M/M. As vendas no varejo na Zona do Euro, por outro lado, avançaram menos do que o esperado em julho (0,1% M/M vs. 0,2% M/M). Na comparação interanual, o varejo europeu acumula variação de -0,1%.
Para hoje, o restante da agenda internacional inclui dados de atividade e emprego nos EUA. Os dados do ADP referentes a agosto mostraram abertura de 99 mil postos de trabalho no mês, abaixo do esperado pelo mercado (145 mil), enquanto os pedidos semanais de seguro-desemprego somaram 227 mil, ante 230 mil esperados, e a leitura final do custo unitário do trabalho do 2° trimestre foi revisada para baixo, de 0,9% para 0,4%. Ainda saem o ISM de Serviços de agosto, que deve ter permanecido estável em 51,4, e a leitura final do PMI de Serviços.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de hoje será pouco movimentada, e terá como destaques as divulgações do resultado primário do governo central referente a julho, para o qual a expectativa mediana dos analistas é de um déficit de R$ 8,6 bilhões, e do saldo da balança comercial em agosto, que deve mostrar superávit de US$ 6,1 bilhões.