Hoje na Economia – 05/12/2024
Na Alemanha, as encomendas à indústria vieram melhores do que o esperado, com uma queda menor do que a prevista, refletindo alguma resiliência econômica. Em contrapartida, na Zona do Euro, as vendas no varejo em outubro apresentaram queda de 0,5% na margem, reforçando a fraqueza da demanda do consumidor no bloco. No mercado de petróleo, a OPEP+ anunciou mais um atraso na normalização da produção, pelo terceiro mês consecutivo, aumentando a atenção sobre a oferta global.
Nos Estados Unidos, a agenda é mais esvaziada, apenas com a divulgação de pedidos semanais de seguro desemprego e balança comercial.
Cenário Brasil
No Brasil, a urgência do PLP do pacote fiscal foi aprovada com uma margem apertada, evidenciando os desafios para sua aprovação integral. Apesar disso, o pacote, mesmo que diluído, é considerado crucial para a viabilidade do arcabouço fiscal nos próximos anos. Essa percepção ajuda a conter uma maior deterioração dos prêmios de risco no mercado. O governo mantém a expectativa de que, por meio de negociações, conseguirá garantir a aprovação final no Congresso.
Na agenda doméstica, o destaque é para a divulgação da balança comercial, que poderá trazer novos dados sobre a dinâmica econômica do país.