Hoje na Economia – 06/06/2024

Hoje na Economia – 06/06/2024

Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade na Europa. As vendas no varejo referentes a abril tiveram queda de 0,5% M/M na Zona do Euro, ante projeção mediana dos analistas de queda de 0,3% M/M. Na comparação interanual, o varejo europeu permaneceu estável. Na Alemanha, as encomendas à indústria caíram 0,2% M/M em abril, ante alta projetada pelo mercado de 0,6% no mês.

Hoje a agenda contou com a divulgação de dados de atividade nos EUA e da decisão de política monetária na Zona do Euro. O Banco Central Europeu (ECB) cortou as taxas referenciais em 25 pb, conforme amplamente esperado pelos mercados. No comunicado, o ECB adotou tom lido como mais hawkish ao revisar as projeções de inflação do comitê para cima, tanto no índice cheio quanto no núcleo, e sinalizou que deve manter a postura de dependência dos dados para definir os próximos passos reunião por reunião. Nos EUA, os dados divulgados nesta manhã ajudaram a reforçar a visão de desaceleração da atividade e desinflação. Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram acima do esperado (229 mil vs. 220 mil), enquanto o custo unitário do trabalho avançou em ritmo menos intenso do que o esperado no 1º trimestre (4,0% T/T anualizado vs. 4,9%).

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados hoje será pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do saldo da balança comercial em maio.

Topo