Hoje na Economia – 06/12/2024
Cenário Internacional
No Japão, os ganhos salariais vieram abaixo das expectativas, refletindo pressões no crescimento da renda e possíveis impactos na demanda doméstica. Na Índia, o Banco Central (RBI) manteve os juros básicos inalterados, mas aumentou a liquidez no sistema financeiro, demonstrando preocupação em estimular a economia sem alterar o custo do crédito.
Na Alemanha, a produção industrial apresentou resultado mais fraco do que o esperado, reforçando os desafios do setor manufatureiro. Na China, rumores indicam que a Central Economic Work Conference (CEWC), prevista para a próxima semana, não deve trazer novidades significativas em termos de estímulos adicionais, frustrando expectativas de suporte econômico mais agressivo. Hoje, o mercado internacional acompanha a divulgação do relatório de emprego nos Estados Unidos (Payroll), que será importante para calibrar as expectativas de política monetária do Federal Reserve.
Cenário Brasil
No Brasil, o pacote fiscal, mesmo não sendo suficiente para equilibrar as contas públicas, dá alguma sobrevida ao arcabouço fiscal. Contudo, vale a ressalva de que ele não resolve os problemas estruturais, o que mantém elevados os prêmios de risco. A aprovação do pacote segue no centro do debate, sendo acompanhada com atenção pelos mercados.
Para a próxima reunião do Copom, projetamos um corte de 75 pontos-base. No entanto, o relatório Focus da próxima semana será crucial para definirmos se mantemos essa projeção. Entre os fatores de análise estão a desancoragem adicional das expectativas inflacionárias, a possível revisão do hiato do produto devido ao crescimento mais forte da demanda interna e a intensa desvalorização cambial registrada desde a última reunião.