Hoje na Economia – 08/04/2024

Hoje na Economia – 08/04/2024

Cenário Internacional

Os discursos mais recentes de membros do Fed têm reforçado o tom de cautela quanto ao início do ciclo de afrouxamento monetário nos EUA e quanto à incerteza associada ao processo de desinflação, o que levou os mercados a reduzirem a probabilidade de cortes de juros na reunião de junho deste ano. Logan, que discursou na última sexta-feira, adotou tom hawkish ao sinalizar que ainda é cedo para discutir cortes de juros enquanto ainda houver riscos à inflação.

Na Europa, houve divulgação de dados de atividades melhores do que o esperado nesta madrugada. A produção industrial na Alemanha registrou expansão de 2,1% M/M em fevereiro, acima do esperado pela projeção mediana dos analistas (0,5% M/M), levando a variação interanual para -4,9%. O índice Sentix de confiança do investidor da Zona do Euro permaneceu em campo negativo na leitura de abril, mas avançou em relação ao dado anterior (de -10,5 para -5,9) e surpreendeu a expectativa de mercado (-8,3).

Para hoje, a agenda internacional não possui maiores destaques. Nos EUA, será divulgada a expectativa de inflação apurada pelo Fed NY para os próximos 12 meses, e Kashkari, do Fed, tem discurso agendado.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos de hoje segue pouco movimentada. Foi divulgado o IPC-S referente à primeira quadrissemana de abril, que variou 0,18% ante 0,10% na semana interior, e a Anfavea divulga os dados de produção de veículos referente ao mês de março.

Topo