Hoje na Economia – 09/08/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados os dados de inflação referentes a julho na China. A inflação ao produtor seguiu em terreno deflacionário, conforme esperado pelo mercado. Os preços ao produtor recuaram -0,8% A/A, ante projeção de -0,9% A/A. A inflação ao consumidor variou 0,5% A/A, acima do observado no mês anterior (0,2% A/A) e do esperado pelos analistas (0,3% A/A).
Para hoje, a agenda de dados econômicos fica esvaziada. Nos EUA, os discursos de membros do Fed mantiveram a postura de dependência dos dados.
Cenário Brasil
No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de julho, que mostrou variação de 0,38% M/M, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,33% M/M) e pela mediana do mercado (0,35% M/M), e alcançou 4,5% em termos anualizados. A surpresa altista do headline foi explicada, em maior parte, pelos preços livres, que avançaram 0,14% M/M. Destacadamente, vieram mais fortes do que o esperado itens de transportes (automóvel novo e etanol), além da gasolina. Em termos qualitativos, a composição foi pior do que o esperado por conta dos bens industriais, enquanto os serviços subjacentes variaram 0,63% M/M, em linha com a expectativa de 0,60%.