Hoje na Economia – 11/06/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados dados de empregos de abril no Reino Unido. A taxa de desemprego teve alta marginal de 4,3% para 4,4%, enquanto os ganhos salariais excluindo bônus avançaram ligeiramente abaixo do esperado no mês (6,0% A/A vs. 6,1% A/A).
Hoje a agenda internacional não possui maiores destaques. Nos EUA, o índice NIFB de confiança dos pequenos negócios subiu de 89,7 para 90,5 em maio, ante expectativa de estabilidade.
Cenário Brasil
No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de maio, que registrou variação de 0,46% M/M, acima da expectativa da SulAmérica Investimentos e da mediana de mercado (0,42% M/M) e condizente com alta interanual de 3,93%. A surpresa altista no headline foi explicada por energia elétrica e alimentação no domicílio, refletindo os impactos sobre preços das enchentes no Rio Grande do Sul, mas a composição qualitativa também veio mais negativa. Os serviços subjacentes avançaram em ritmo mais intenso do que o esperado, com aceleração dos serviços intensivos em mão de obra. Os bens industriais também vieram acima do esperado, o que ajudou a puxar para cima a média dos núcleos.