Hoje na Economia – 12/04/2024

Hoje na Economia – 12/04/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados os dados referentes à balança comercial de março na China. O saldo comercial veio mais fraco do que o esperado (US$ 58,5 bilhões vs. US$ 69,1 bilhões), puxado por uma surpresa negativa nas exportações, que caíram 7,5% A/A.

Na Zona do Euro, houve divulgação de dados de inflação e atividade. Na Alemanha, a leitura final do índice de inflação ao consumidor referente a março veio em linha com o dado preliminar, enquanto a produção industrial no Reino Unido cresceu 1,1% M/M em fevereiro, superando a projeção consensual dos analistas de 0,0%.

Para hoje, o restante da agenda de dados econômicos inclui a divulgação de indicadores nos EUA. Os preços de importação variaram 0,4% M/M em março, acima do esperado pelo mercado e do dado anterior (0,3% M/M). Também será divulgada a prévia da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a abril. É esperado que o índice de sentimento econômico mostre ligeira piora, ao passo que as expectativas de inflação devem permanecer estáveis.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do volume de serviços referente a fevereiro, que mostrou retração de 0,9% M/M e frustrou a projeção mediana do mercado de alta de 0,2% M/M. Na comparação interanual, o volume de serviços acumulou variação de 2,5%. O dado de fevereiro mostrou queda espalhada pelas aberturas, puxada pelos serviços de informação, que caíram 1,5% na margem; pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 1,9%; e pelos serviços de transportes, com queda de 0,9%. Os serviços prestados às famílias, por outro lado, registraram ligeira variação positiva (0,4% M/M) após a queda de 2,9% em janeiro.

Topo