Hoje na Economia – 13/12/2024

Hoje na Economia – 13/12/2024

Cenário Internacional 

No Japão, o relatório Tankan do 4º trimestre mostrou maior otimismo dos empresários, com o índice geral de manufatura vindo em 14 contra expectativa de 13.

Na China foram divulgados dados monetários e de crédito referentes a novembro. A taxa de expansão do M2 ficou abaixo do esperado (7,1% A/A contra 7,5% A/A), e os novos empréstimos bancários também ficaram aquém das expectativas. O financiamento agregado, que conta o shadow banking, no entanto, veio acima do esperado.

Na Alemanha, as exportações de outubro vieram abaixo do esperado (-2,8% M/M contra -2,6% M/M). No Reino Unido a atividade também ficou mais fraca, com a produção industrial caindo -0,6% M/M (expectativa +0,3% M/M) e o PIB mensal recuando -0,1% M/M (expectativa +0,1% M/M). Na Zona do Euro o dado de produção industrial veio acima do esperado na comparação A/A, ficando em -1,2% A/A após revisões nos meses anteriores, contra -1,9% A/A esperado.

Diversos membros do ECB discursaram entre ontem e hoje. A maioria deles indicou que mais cortes de juros devem vir nas próximas reuniões, com Villeroy, do Banco da França, dizendo que está de acordo com a precificação atual dos mercados.

O único dado da agenda hoje são os preços de importação e exportação nos EUA.

Cenário Brasil 

No Brasil, o IBC-Br de outubro foi divulgado pela manhã. O número veio acima da expectativa do mercado (+0,14% M/M contra -0,18% M/M esperados), com revisões altistas para os dados anteriores. O IGP-10 de dezembro também foi divulgado, ficando em 1,14% M/M contra expectativa de 1,07% M/M. Houve desaceleração no IPA agrícola, que ainda é muito alto (2,48% M/M), mas aceleração no IPA industrial (1,17% M/M).

Topo