Hoje na Economia – 14/06/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados os dados de crédito de maio na China, que vieram levemente abaixo do esperado pelos mercados tanto nos novos empréstimos quanto no financiamento agregado. No Japão, o BoJ (Bank of Japan) manteve a taxa de juros estável no intervalo entre 0% e 0,1%, conforme amplamente esperado pelos analistas.
Para hoje, a agenda internacional conta com a divulgação de dados de atividade e inflação nos EUA. Os preços de importação caíram 0,4% M/M em maio, queda mais intensa do que a esperada pelo mercado (-0,1% M/M) e consistente com variação interanual de 1,1%. O núcleo que exclui os preços de petróleo também veio abaixo do esperado (-0,3% M/M vs. 0,2% M/M). Ainda será divulgada a leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan de junho, que deve mostrar ligeira alta do índice de sentimento econômico e queda marginal da expectativa de inflação para os próximos 12 meses. Mester, Goolsbee e Cook, do Fed, devem falar ao longo do dia.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados não possui maiores destaques hoje, contando apenas com a divulgação do IBC-Br referente a abril. O índice de atividade econômica do Banco Central variou 0,01% no mês, ante -0,36% em março e abaixo da projeção mediana do mercado de 0,30%. Na comparação interanual, o IBC-Br acumula alta de 4,01%.