Hoje na Economia – 14/08/2024

Hoje na Economia – 14/08/2024

Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de inflação e atividade na Europa. O PIB da Zona do Euro mostrou crescimento de 0,3% T/T no 2º trimestre, em linha com o esperado pelos analistas, enquanto a produção industrial registrou retração de -0,1% M/M em junho, ante alta esperada de 0,5% M/M. No Reino Unido, a inflação ao consumidor de julho veio marginalmente abaixo da expectativa consensual do mercado tanto no índice cheio (2,2% A/A vs. 2,3% A/A) quanto no núcleo (3,3% A/A vs. 3,4% A/A).

Para hoje, o restante da agenda internacional teve como destaque a divulgação dos dados de inflação ao consumidor nos EUA, que vieram em linha com o esperado. O CPI registrou variação de 0,2% M/M em julho, conforme esperado pelos analistas. Em termos anualizados, a inflação desacelerou ligeiramente, para 2,9%. O núcleo de inflação também veio em linha com a projeção mediana do mercado (0,2% M/M) e acumulou alta de 3,2% nos últimos 12 meses.

Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda doméstica foi a divulgação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente a junho. As vendas no varejo recuaram -1% M/M no conceito restrito, frustrando a expectativa mediana do mercado de queda de -0,2% M/M. Em termos anualizados, o varejo restrito acumula variação de 4,0%. No varejo ampliado, houve variação de 0,4% M/M, também abaixo do esperado pelos analistas (1,3% M/M), e consistente com alta interanual de 2,0%. O dado de junho mostrou queda das aberturas associadas a hiper e supermercados, tecidos e vestuário, e outros artigos de uso pessoal e doméstico, além de materiais de construção. O avanço de 3,9% M/M das vendas de veículos deu suporte ao varejo ampliado neste mês.

Topo