Hoje na Economia – 15/01/2024
Cenário Internacional
Nos EUA, os dados de inflação ao produtor referentes a dezembro, que foram divulgados na última sexta-feira, surpreenderam positivamente as expectativas medianas dos analistas. Os preços ao produtor registraram deflação de -0,1% M/M, abaixo do esperado pelo mercado (0,1% M/M) e consistente com variação interanual de 1,0%. O núcleo da inflação ao produtor mostrou variação de 0,0% M/M, também abaixo da expectativa consensual de mercado, que sugeria alta de 0,2% M/M, e desacelerou de 2,0% para 1,8% no acumulado em 12 meses.
Na Zona do Euro, houve a divulgação da produção industrial de novembro nesta madrugada, que mostrou retração de -0,3% M/M e aprofundou a queda interanual para -6,8%, em linha com o esperado. Lane, do Banco Central Europeu (ECB), teve discurso com tom hawkish neste final de semana, reforçando a necessidade de cautela por parte da autoridade monetária quanto ao início do processo de afrouxamento de juros.
Na China, o Banco Central chinês (PBoC) manteve a taxa de empréstimos de 1 ano em 2,50%, ante expectativa mediana de queda para 2,40%.
Para hoje, a agenda global deve ser pouco movimentada em razão do feriado nos EUA.
Cenário Brasil
No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira trouxe uma ligeira revisão baixista da inflação esperada para este ano, de 3,90% para 3,87%. Para 2025, 2026, e 2027, as expectativas permaneceram em 3,50%. Não houve revisão das projeções medianas para os cenários de crescimento e inflação.