Hoje na Economia – 16/01/2025
Cenário Internacional
Nos Estados Unidos, foi divulgado ontem o índice Empire Manufacturing de janeiro. Apesar das expectativas medianas do mercado apontarem para um crescimento, o índice recuou para -12,6. Ainda na agenda de ontem, destacou-se a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro. O índice geral avançou 0,4% M/M, em linha com as projeções. O núcleo do CPI, por sua vez, desacelerou em relação a novembro. O qualitativo melhor do CPI animou os mercados devido a diminuição do ceticismo que o Fed conseguirá retomar cortes em algum momento desse ano. No entanto, esse resultado não deve alterar as expectativas de manutenção da taxa de juros pelo Fed em janeiro.
Nesta madrugada, foram divulgados dados na Europa. A produção industrial do Reino Unido registrou uma queda de -0,4% M/M em dezembro. Já na Alemanha, a inflação avançou 0,5% M/M, superando as expectativas de 0,1% M/M.
Hoje, as o núcleo das vendas no varejo dos EUA mostraram um aumento de 0,7% M/M, acima da estimativa de crescimento de 0,4%. Por outro lado, os pedidos de auxílio-desemprego somaram 217.000, levemente acima da estimativa de 210.000, mas continuam em níveis baixos, indicando a resiliência do mercado de trabalho.
Cenário Brasil
Após a polêmica sobre alterações na regulamentação de transferências feitas via Pix, o governo federal decidiu revogar a norma da Receita Federal.
No âmbito econômico, o IBC-Br de novembro foi divulgado pela manhã, registrando alta de 0,1% M/M. O número veio ligeiramente acima da expectativa do mercado, que previa estabilidade em 0% M/M.