Hoje na Economia – 16/05/2024

Hoje na Economia – 16/05/2024

 Cenário Internacional

Durante a noite, alguns membros do FOMC comentaram o dado de inflação ao consumidor divulgado ontem (Kashkari, Goolsbee e Williams, sendo que só esse último vota no comitê nesse ano). De forma geral, indicaram que foi bom o dado de inflação ter vindo em linha com expectativas, mas que é necessário mais tempo para analisar se a tendência de inflação voltou a ser de queda.

Na Europa diversos membros do ECB falaram hoje pela manhã (Kazaks, Guindos, Guindos, Centeno), indicando que a queda de juros em junho é provável, mas evitando se comprometer com queda na reunião seguinte, dizendo que a decisão será feita reunião a reunião.

No Japão, o PIB do 1º trimestre foi divulgado e ficou abaixo do esperado (-2% em termos anualizados, contra -1,2% esperado).

Hoje saem vários dados nos Estados Unidos. O mais relevante será o de pedidos de seguro-desemprego. Na semana passada ele subiu de 200 mil para 231 mil, a expectativa atual é 220 mil. Uma continuidade de alta nele pode fazer o receio de uma recessão voltar. Outro dado importante é a produção industrial, referente a abril, que deve desacelerar, de 0,4% M/M para 0,1% M/M. Também sairão dados de preços de importação e licenças e inícios de construção. Mais membros do FOMC falarão ao longo do dia, com destaque para Barkin, Mester e Bostic.

 Cenário Brasil

No âmbito local, hoje saiu o IGP-10 referente a maio, Ele veio acima do esperado (1,08% M/M conta expectativa de 0,95% M/M) e do mês anterior (-0,33% M/M). A alta foi explicada pela reversão da deflação do IPA industrial, que passou de -1,12% M/M para +1,50% M/M.

Topo