Hoje na Economia – 16/12/2024
Cenário Internacional
Na China, os dados de atividade econômica vieram em sua maioria em linha com as expectativas. Vendas no varejo ficaram abaixo do esperado, mas ainda apresentaram crescimento na margem no dado dessazonalizado. No setor imobiliário, a contração persiste, mas em um ritmo menor do que nos meses anteriores.
As prévias dos PMIs de dezembro indicaram surpresa positiva no setor de serviços na Zona do Euro e no Japão. Contudo, o PMI industrial na Zona do Euro segue em contração. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (ECB), afirmou em discurso que mais cortes de juros devem ocorrer caso o cenário permaneça alinhado com as expectativas. Hoje, serão divulgadas as prévias dos PMIs nos Estados Unidos e o índice Empire Manufacturing, que mede a atividade econômica na região de Nova York.
Cenário Brasil
O relatório Focus destaca nova alta nas projeções para o IPCA, especialmente em 2027, que subiu de 3,58% para 3,66%, distanciando-se ainda mais da meta de 3%. As projeções para 2025 e 2026 também seguem acima da meta, reforçando preocupações sobre o balanço de riscos e o impacto nas expectativas de política monetária.
No noticiário político, o fim de semana mostrou movimentações que confirmam que a eleição de 2026 já influencia o processo decisório. No Congresso, segue o acompanhamento do pacote fiscal, enquanto a regulamentação do IVA foi aprovada no Senado. Reportagens indicam que flexibilizações levaram a alíquota base para 28%, enquanto há articulações na Câmara para viabilizar uma alíquota de 26,5%, cenário que será monitorado de perto.