Hoje na Economia – 17/07/2024

Hoje na Economia – 17/07/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, as vendas no varejo referentes a junho, que foram divulgadas ontem, surpreenderam positivamente as expectativas dos analistas. O varejo permaneceu estável no mês, ante queda esperada de -0,3% M/M. O núcleo avançou 0,8% M/M; e o grupo de controle, 0,9% M/M, superando as projeções respectivas de 0,2% M/M e 0,2% M/M. Também foram divulgados os preços de importação, que ficaram estáveis em junho, ante expectativa mediana dos analistas de variação de -0,2% M/M. O índice NAHB de confiança dos construtores para julho veio marginalmente abaixo do esperado pelo mercado (42,0 vs. 43,0).

No overnight, foram divulgados os dados finais de inflação ao consumidor de junho na Zona do Euro, que vieram em linha com a leitura preliminar e não sofreram revisão. No Reino Unido, a inflação ao consumidor variou 0,1% M/M em junho, em linha com a expectativa mediana do mercado e consistente com alta interanual de 2,0%. O núcleo de inflação, por outro lado, veio levemente acima do esperado em termos anualizados (3,5% vs. 3,4%).

Hoje a agenda internacional contempla a divulgação de novos dados de atividade nos EUA. Saíram dados de housing referentes a junho, que surpreenderam para cima. O início de novas construções avançou 3,0% M/M, acima do esperado pelos analistas (1,8% M/M), enquanto a concessão de licenças para novas construções teve alta de 3,4% M/M, também acima do esperado pelo mercado (0,1% M/M). Destacadamente, ainda será divulgada a produção industrial de junho, para o qual se espera expansão de 0,3% na margem. O Fed divulgará o seu livro bege.

Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgado o IGP-10 referente ao mês de julho, que variou 0,45% M/M e superou a expectativa mediana dos analistas, de 0,38% M/M. Desacelerando em relação ao observado no mês anterior (0,83% M/M), o IGP-10 acumula alta de 3,38% nos últimos 12 meses. O dado de julho seguiu pressionado pelos preços ao produtor, que foram puxados por commodities agrícolas (café, soja, leite e arroz).

Topo