Hoje na Economia – 17/09/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgadas as leituras de setembro do Índice Zew de Expectativas Econômicas na Europa, que vieram mais fracos do que o esperado. O Zew da Zona do Euro recuou de 17,9 para 9,3, ao passo que, na Alemanha, o Zew caiu de 19,2 para 3,6, abaixo do projetado pelos analistas (17,0).
Hoje a agenda internacional contempla a divulgação de dados de atividade nos EUA. As vendas no varejo subiram 0,1% M/M em agosto, excedendo a projeção mediana do mercado de queda de -0,2% M/M. O grupo de controle teve alta de 0,3% M/M, em linha com a expectativa consensual dos analistas. Ainda será divulgada a produção industrial de agosto, que deve mostrar expansão de 0,2% na margem.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados de hoje não possui maiores destaques. O IGP-10 registrou variação de 0,18% M/M em setembro, ritmo superior ao esperado pelo mercado (0,10% M/M), mas desacelerando em relação ao observado no mês anterior (0,72% M/M). Na comparação interanual, o IGP-10 acumulou alta de 4,25%. O dado de setembro teve maior contribuição dos preços ao produtor, que subiram 0,14% M/M puxados por commodities agrícolas, enquanto os produtos industriais seguiram em descompressão. Os preços ao consumidor variaram 0,02% no mês, refletindo a deflação de alimentos. O INCC acelerou 0,79% M/M nesta leitura.