Hoje na Economia – 18/10/2024
Cenário Internacional
Destacadamente, houve divulgação de dados de atividade na China. O PIB do 3° trimestre registrou crescimento de 0,9% T/T, levemente abaixo do esperado pelo mercado (1,1% T/T) e consistente com variação interanual de 4,6%. A bateria de dados de setembro, por outro lado, veio mais forte do que o esperado. A produção industrial avançou 5,4% A/A, ante 4,6% A/A esperado, enquanto as vendas no varejo tiveram alta de 3,2% A/A, superando a expectativa mediana dos analistas, de 2,5% A/A. A taxa de desemprego recuou de 5,3% para 5,1%, e os investimentos em ativos fixos urbanos cresceram 3,4% A/A, ante 3,3% A/A esperado.
No Reino Unido, os dados das vendas no varejo referentes a setembro surpreenderam positivamente. O setor varejista cresceu 0,3% M/M, excedendo a projeção mediana do mercado de -0,3% M/M, o que levou a expansão interanual a 3,9%.
Na agenda internacional, os destaques são os dados de housing nos EUA e as falas de membros do Federal Reserve, incluindo Waller, Bostic e Kashkari.
Cenário Brasil
No âmbito local, há crescente preocupação com o julgamento do STF, que pode retroceder partes da reforma da Previdência, aumentando as incertezas em um cenário fiscal já fragilizado. Além disso, os mercados acompanham a discussão sobre uma possível intervenção nas agências reguladoras, o que gera volatilidade adicional. Os ativos brasileiros continuam a performar pior que seus pares, refletindo o cenário de incertezas fiscais e políticas.
A agenda de hoje não apresenta grandes eventos.