Hoje na Economia – 21/06/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgados os dados de inflação referentes a maio no Japão. Os preços ao consumidor tiveram alta de 2,9% A/A, acima do observado no mês anterior (2,5% A/A) mas marginalmente abaixo da expectativa mediana dos analistas (2,9% A/A). O núcleo que exclui os preços de alimentos e energia também surpreendeu ligeiramente para baixo (2,1% A/A vs. 2,2% A/A esperado).
Na Europa, foram divulgados dados de atividade, incluindo as vendas no varejo de maio no Reino Unido e as leituras preliminares dos PMIs de junho, que vieram mais fracos do que o esperado. O PMI de Serviços da Zona do Euro caiu de 53,2 para 52,6, ante 53,4 esperado, enquanto o PMI de Manufatura permaneceu em terreno contracionista (45,6) e veio abaixo do esperado pelos analistas (47,9). Na Alemanha, o PMI de Manufatura recuou de 45,5 para 43,4, nível inferior ao esperado pelo mercado (46,4), enquanto o PMI de Serviços também surpreendeu para baixo (53,5 vs. 54,4). No Reino Unido, as vendas no varejo tiveram surpresa altista ao crescer 2,9% M/M em maio, condizente com variação interanual de 1,2%.
Para hoje, o restante da agenda global tem como destaques dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as prévias dos PMIs de junho, que devem recuar ligeiramente em relação ao mês anterior, e as vendas de casas existentes em maio.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados permanece esvaziada hoje. Os mercados seguem atentos ao noticiário associado ao front fiscal e a eventuais medidas de cortes de gastos.