Hoje na Economia – 22/08/2024

Hoje na Economia – 22/08/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, a revisão dos dados do payroll nos 12 meses terminados em março deste ano, que foi divulgada ontem, foi de -818 mil vagas líquidas de emprego, em linha com o esperado pelo mercado. A ata referente à última reunião do FOMC, também divulgada ontem, manteve o tom similar ao do comunicado e, em termos de sinalização dos próximos passos, indicou que uma vasta maioria do comitê vê o início do ciclo de normalização monetária na reunião de setembro como apropriado, enquanto alguns membros já enxergavam a possibilidade de cortar a taxa básica de juros na última reunião.

Na Zona do Euro, foram divulgadas, nesta madrugada, as leituras preliminares dos PMIs de agosto. O PMI de Serviços surpreendeu positivamente a projeção mediana do mercado (53,3 vs. 51,7) e avançou em relação ao dado anterior (51,9), enquanto o PMI de Manufatura permaneceu em terreno contracionista e veio marginalmente abaixo do esperado (45,6 vs. 45,8). Na Alemanha, as prévias dos PMIs mostraram menos dinamismo. O PMI de Serviços recuou de 52,5 para 51,4, ante 52,3 esperado, e o PMI de Manufatura caiu para 42,1, de 43,2.

Para hoje, a agenda internacional contempla a divulgação de dados de atividade nos EUA e o início do Simpósio de Jackson Hole. Além das leituras prévias dos PMIs de agosto, que devem mostrar estabilidade no índice de manufatura e leve recuo do índice de serviços, serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e o índice de atividade nacional do Fed de Chicago (CFNAI) referente a julho. Também saem dados de housing, com a divulgação das vendas de casas existentes em julho.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados deve ser pouco movimentada. Destacadamente, será divulgada a arrecadação federal de julho, que deve somar algo em torno de R$ 231 bilhões no mês. 

Topo