Hoje na Economia – 23/08/2024

Hoje na Economia – 23/08/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, as leituras preliminares dos PMIs de agosto que foram divulgadas ontem mostraram surpresas em direções mistas. Por um lado, o PMI de Serviços veio mais forte do que o esperado (55,2 vs. 54,0) e avançou marginalmente em relação ao dado anterior (55,0). Em contrapartida, o PMI de Manufatura permaneceu em terreno contracionista e frustrou a projeção mediana do mercado (48,0 vs. 49,5).

Na Zona do Euro, as expectativas de inflação coletadas pelo Banco Central Europeu (ECB) para os prazos de 1 e 3 anos vieram acima do esperado pelo mercado. A inflação esperada para os próximos 12 meses ficou estável em 2,8%, ante 2,7% estimado pelos analistas. Para o período de 3 anos à frente, a expectativa de inflação subiu de 2,3% para 2,4%, excedendo a projeção de estabilidade no patamar anterior.

Para hoje, a agenda de dados econômicos não possui maiores destaques, de modo que o foco dos mercados estará sobre o discurso de Powell no Simpósio de Jackson Hole e de outros membros do Fed. Bostic e Goolsbee também discursam ao longo do dia.

Cenário Brasil

No âmbito local, a arrecadação federal referente a julho, que foi divulgada ontem, somou R$ 231,04 bilhões, em linha com o esperado pelo mercado (R$ 231 bilhões). Na comparação interanual, a arrecadação registrou variação positiva de 9,6% em termos reais.

Com a agenda doméstica de dados esvaziada, os mercados deverão acompanhar a participação do presidente do BCB, Roberto Campos Neto, em Jackson Hole.

Topo