Hoje na Economia – 23/10/2024
Cenário Internacional
Lagarde, Lane e outros membros do Banco Central Europeu (ECB) falaram ontem, deixando claro que novos cortes de juros estão no horizonte. A principal discussão agora gira em torno do ritmo com que esses cortes serão implementados. Nos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris prometeu dobrar o salário-mínimo caso seja eleita. A proposta, no entanto, dependerá da aprovação do Congresso, o que pode ser desafiador, especialmente se o Senado tiver maioria republicana. A eleição presidencial americana, marcada para o dia 05/11, está no centro do radar dos mercados, com potencial impacto nas políticas econômicas.
Hoje, há expectativa de que o Banco do Canadá acelere os cortes de juros, com um possível corte de 50 pontos-base. Além disso, o Livro Bege do Fed será publicado, trazendo uma visão atualizada sobre a economia americana.
Cenário Brasil
No âmbito local, o cenário segue sem grandes destaques no dia de hoje, mas há expectativa para falas de autoridades, incluindo Roberto Campos Neto (RCN) e Pichetti, durante as reuniões do FMI e do G20, que podem trazer mais detalhes sobre a visão econômica e os direcionamentos da política monetária e fiscal.