Hoje na Economia – 24/10/2023
Cenário Internacional
Nesta madrugada, os destaques da agenda global foram as divulgações das leituras preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a outubro na Europa, que vieram mais fracos do que o esperado e indicaram fragilidade da atividade no início do 4° trimestre. O PMI de Serviços da Zona do Euro veio em 47,8, inferior à expectativa mediana dos analistas de 48,6 e ao dado anterior (48,7), enquanto o PMI de Manufatura caiu de 43,4 para 43, ante 43,7 esperado. Na Alemanha, o PMI de Serviços também surpreendeu negativamente na prévia de outubro (48 vs. 50), mas houve ligeira surpresa positiva no PMI Industrial (40,7 contra 40,1), que subiu em relação ao anterior (39,6). Também foi divulgado o índice GFK de confiança do consumidor referente ao mês de novembro, que se aprofundou em terreno negativo e caiu de -26,7 para -28,1, ante -27 esperado. No Reino Unido, o PMI de Manufatura veio acima do esperado (45,2 vs. 44,7), enquanto o índice de serviços veio em linha com o consenso de mercado.
Para hoje, o restante da agenda internacional contempla a divulgação das prévias dos PMIs de outubro nos EUA, que devem ter desacelerado marginalmente em relação a setembro, e da sondagem industrial do Fed de Richmond.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados de hoje segue pouco movimentada, contando apenas com a divulgação da arrecadação federal referente a setembro.