Hoje na Economia – 24/10/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foram divulgadas as leituras preliminares dos PMIs de outubro na Europa. O PMI de Manufatura da Zona do Euro veio pouco acima do esperado (45,9 vs. 45,1), enquanto o PMI de Serviços recuou de 51,4 para 51,2, ante 51,5 esperado. Na Alemanha, o PMI de Manufatura surpreendeu para cima (42,6 vs. 40,8), assim como o PMI de Serviços (51,4 vs. 50,6).
Nos EUA, os destaques incluem dados de atividade e housing. O Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago referente a setembro veio mais fraco do que o esperado pelos analistas (-0,28 vs. 0,50), mas os pedidos semanais de seguro-desemprego seguiram mostrando mercado de trabalho apertado, somando 227 mil ante 242 mil esperados. Ainda serão divulgadas as prévias dos PMIs de outubro. A expectativa é de que o índice de Manufatura mostre aceleração marginal, enquanto o índice de Serviços deve ter ligeiro recuo.
Cenário Brasil
No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA-15 de outubro, que veio levemente acima do esperado pelo mercado. A inflação prévia de outubro registrou variação de 0,54% M/M, ante 0,50% M/M esperado pelos analistas e 0,53% M/M projetado pela SulAmérica Investimentos. O dado teve contribuição mais intensa dos preços livres, que refletiram a surpresa altista em alimentação no domicílio e em bens industriais, ainda que os preços de passagens aéreas tenham surpreendido para baixo. Os preços administrados foram pressionados pela energia elétrica, que foi impactada pelo acionamento da bandeira tarifária vermelha 2. No qualitativo, o IPCA-15 mostrou composição mais negativa do que o esperado, com destaque para a variação dos serviços subjacentes mais elevada do que o projetado.