Hoje na Economia – 25/10/2024
Cenário Internacional
Na Zona do Euro, os dados econômicos recentes mostram uma leve melhora, com o índice IFO na Alemanha superando as previsões e o PMI alemão vindo acima do esperado, enquanto a confiança do consumidor na França ficou abaixo das expectativas. A expectativa de inflação na região também continua em queda, reforçando a possibilidade de ajustes na política monetária. Em meio a esses dados, o Banco Central Europeu (ECB) permanece dividido sobre o ritmo dos cortes de juros. Embora o consenso seja por novos cortes, o debate se concentra na aceleração do ritmo, com a possibilidade de cortes de até 50 pontos-base ainda em discussão.
Na agenda internacional de hoje, os mercados acompanham a divulgação das encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos, que oferece uma leitura sobre o setor industrial, e o discurso de Collins, do Federal Reserve, que pode fornecer mais detalhes sobre a política monetária americana.
Cenário Brasil
No Brasil, o Banco Central reforçou seu compromisso com a trajetória de metas, mas as falas de ontem indicam que o patamar para um corte de 75 pontos-base nos juros ainda é alto. Além disso, o cenário local segue em compasso de espera pelo anúncio do pacote de controle de despesas.
Na agenda nacional, o destaque fica para a fala de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que hoje pode oferecer novas perspectivas sobre a política monetária e o cenário fiscal do país.