Hoje na Economia – 27/03/2025

Hoje na Economia – 27/03/2025

Cenário Internacional

Ontem à noite, o presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de importação de 25% sobre todos os veículos a partir de 3 de abril. Além disso, a partir de 3 de maio, essa tarifa será estendida também às principais partes de veículos, como motores, transmissões e outros componentes.

Ainda ontem, Trump usou as redes sociais para alertar o Canadá e a União Europeia, afirmando que, caso se unam contra os Estados Unidos, enfrentarão punições ainda mais severas. Sobre a China, ele mencionou a possibilidade de concessões nas tarifas, caso seja encontrada uma solução para a venda do TikTok.

Na agenda de dados de hoje, nos Estados Unidos, às 9h30, será divulgada a terceira estimativa do PIB do quarto trimestre, com expectativa de crescimento de 2,3%, em linha com a segunda estimativa. No mesmo horário, também serão publicados os dados de estoques no varejo e no atacado referentes a fevereiro, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego. Às 11h, será divulgado o indicador antecedente de vendas de imóveis existentes, e ao meio-dia, será publicado o índice de manufatura do Federal Reserve de Kansas City.

 

Cenário Brasil

Ontem a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. O próximo passo do processo é a abertura de uma ação penal contra Bolsonaro e os demais acusados, que responderão por cinco crimes.

No âmbito fiscal, os jornais reportam que o Ministério da Fazenda avalia um projeto de lei do Ministério de Minas e Energia que pretende levantar de R$ 23 bilhões a R$ 37 bilhões com um novo leilão de petróleo ainda neste ano. A proposta, de acordo com as informações, é colocar à venda a totalidade do óleo excedente da União em áreas do pré-sal hoje não contratadas dos campos de Tupi, Mero e Atapu. 

Na agenda de hoje, às 8hrs, o Banco Central divulgou o Relatório de Política Monetária (antigo Relatório Trimestral de Inflação) do primeiro trimestre. Às 9hrs foi divulgado o IPCA-15 de março, registrando uma alta de 0,64%, acima da previsão de mercado de 0,7% e da SulAmérica Investimentos de 0,72%. O resultado apresentou um qualitativo um pouco melhor, com serviços subjacentes um pouco abaixo, e indústrias melhores. No entanto, a perspectiva da casa segue sendo de uma inflação corrente pressionada.

Topo