Hoje na Economia – 28/03/2025
Cenário Internacional
No Japão, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 2,9% A/A em março, acima da expectativa do mercado de 2,7%. Na Zona do Euro, as expectativas de inflação dos consumidores permaneceram estáveis em fevereiro, com projeção de 2,6% para o período de um ano e 2,4% para três anos. Já a confiança do consumidor registrou -14,5 pontos em março. Na Alemanha, a taxa de desemprego subiu 0,1 ponto percentual em março, alcançando 6,3%, acima da expectativa de 6,2%. O índice GfK de confiança do consumidor teve leve melhora, passando de -24,7 em março para -24,5 em abril, embora o mercado projetasse uma recuperação maior, para -22,5. No Reino Unido, a leitura final do PIB do quarto trimestre indicou um crescimento de 0,1% T/T, em linha com a expectativa, e avançou 1,5% A/A, ligeiramente acima da projeção de 1,4%.
Na agenda de hoje, nos Estados Unidos, às 9h30, será divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de fevereiro, com mercado projetando uma alta de 0,3% M/M e 2,7% A/A para o núcleo do indicador. Às 11h, serão publicados os dados finais de março da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. Além disso, ao longo do dia, dois dirigentes do Federal Reserve farão discursos.
Cenário Brasil
O ministro Fernando Haddad confirmou que o Perse será encerrado em abril, após atingir, segundo estimativas do governo, o teto de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal previsto em lei.
Já o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, afirmou que o Executivo deve antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. A discussão agora se concentra na definição do período em que isso ocorrerá: se entre abril e maio ou entre maio e junho.
O jornal O Globo informa que o Planalto tem intensificado as negociações para excluir o Brasil do plano tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump, que inclui uma taxação de 25% sobre o aço e a aplicação de tarifas recíprocas. Já a Folha de S. Paulo destaca que a Casa Branca ainda não definiu se o Brasil será impactado por essa política, cuja decisão final será anunciada em 2 de abril.
Na agenda de hoje, foi divulgado o IGP-M de março, que registrou queda de 0,34%, em linha com as estimativas da SulAmérica Investimentos. Às 9h, a PNAD de fevereiro mostrou um aumento de 0,3 ponto percentual na taxa de desemprego, que chegou a 6,8%. Às 14h30, serão divulgados o Caged de fevereiro e o Relatório Mensal da Dívida referente ao mesmo mês.