Hoje na Economia – 28/06/2024
Cenário Internacional
Na Zona do Euro, a divulgação final dos dados de inflação ao consumidor referentes a maio vieram em linha com a leitura preliminar, variando 0,2% M/M e 2,6% A/A. O núcleo da inflação registrou alta interanual de 2,9%. O índice Zew de Expectativas Econômicas avançou de 47,0 para 51,3 em junho. Na Alemanha, o Zew surpreendeu para baixo a expectativa mediana dos analistas (47,5 vs. 50,0), mas subiu levemente em relação a maio (47,1).
Hoje a agenda internacional contempla dados de atividade nos EUA e discursos de membros do Fed. As vendas no varejo vieram mais fracas do que o esperado em maio (+0,1% M/M vs. +0,3% M/M), ante queda de -0,2% M/M no mês anterior. O grupo de controle também veio abaixo do esperado, variando 0,4% M/M contra expectativa de 0,5% M/M. Ainda será divulgada a produção industrial de maio, para a qual o mercado espera variação de 0,3% M/M. Barkin, Logan, Collins, Kugler, Musalem e Goolsbee, do Fed, têm discursos agendados.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados econômicos será pouco movimentada hoje, na medida em que os mercados locais seguem em compasso de espera pelo anúncio da decisão do COPOM na quarta-feira e monitorando o noticiário associado ao front fiscal e à discussão acerca de medidas de cortes de gastos.