Produção Industrial – novembro 2014

Produção Industrial – novembro 2014

Produção Industrial – novembro 2014

A produção industrial brasileira teve queda de -0,7% M/M em novembro, vindo bem abaixo da mediana das projeções do mercado (+0,5% M/M) e da expectativa da SulAmérica Investimentos (+0,4% M/M). Na variação em relação ao mesmo mês do ano passado a surpresa também foi negativa, com queda de -5,8% A/A, contra expectativa de -4,1% A/A da SulAmérica Investimentos e -4,0% do mercado em média.

A queda na produção industrial em novembro foi bastante disseminada, com queda em 11 dos 24 setores. Os destaques de queda foram nas categorias de uso de bens de consumo duráveis (-2,3% M/M) e bens de consumo não duráveis (-1,3% M/M). A variação na produção de bens de capital (-0,2%) e de bens intermediários (0,0%) foi melhor. A queda na produção de bens de consumo duráveis e de bens de capital aconteceu de forma bem mais forte no setor não ligado a transporte, o que mostra uma disseminação considerável dos efeitos da queda da confiança de empresários e consumidores nos últimos meses.

A perspectiva para a produção industrial segue ruim. A recuperação na confiança dos empresários que ocorreu em outubro e novembro já foi revertida em parte em dezembro. Indicadores coincidentes de produção industrial de dezembro também indicam queda, como produção de veículos automotores. A produção industrial brasileira deve ter recuado -0,4% T/T no 4º trimestre e tido queda de -3,0% em 2014.

Topo